![Na Ponta do Lápis com Ike Motta, entrevista com o designer do mês]()
Hoje é um grande dia... Vamos conhecer melhor o nosso Designer do Mês de Abril, o grande IKE MOTTA!
Com 2 prints em Abril (um lançamento e um reprint) e o título de lançamento mais vendido de mês, Ike foi nomeado Designer do Mês após algum tempo sem emplacar novas estampas. É o que dizem por aí, quem é rei, nunca perde a majestade... Não nos deixe por muito tempo novamente, Ike! rs
Batemos um papo bem bacana, conhecemos melhor a sua história, toda a trajetória do Ike no Camiseteria e também na sua vida profissional. GRANDES DICAS para os NOVOS DESIGNERS, hein! Quem quiser aprender melhor sobre como se tornar um designer aprovado, aqui é o lugar! o/
Ahhh! E pra comemorar... Tem PROMOÇÃO!!!
Apenas hoje, 25% de DESCONTO nas estampas do Ike Motta! Só CLICAR AQUI e conferir! o/
Sejam bem vindos ao Na Ponta do Lápis com IKE MOTTA!
![O designer do mês de Abril, Ike Motta]()
Fala Ike! Parabéns pela nomeação como Designer do Mês de Abril! Você emplacou um lançamento (o mais vendido do mês) e mais um reprint em Abril, tá feliz? rs
Bastante! Há tempos não mandava proposta para estampa e sem dúvida é gratificante voltar a receber esse email (sempre tão bem vindo) de estampa aprovada. Ainda mais agora, aliado ao título de lançamento mais vendido do mês!
![Lançamento mais vendido do mês, Darth Vader em "Two Sides"]()
Lançamento mais vendido do mês, Darth Vader em "Two Sides", por Ike Motta
Conta um pouco pra gente sobre você. De onde você é, o que já fez pela vida, pra onde você vai... Nos diga quem é Ike Motta!?
Antes quero dizer que fico muito contente em voltar a responder para o “Na Ponta do Lápis”. Fui o feliz sortudo “cobaia” da experiência em 2011, hahaha!
Sou natural de Belo Horizonte, hoje moro em Piranguinho / MG. Pai da Malu, marido da Vanessa, desenhista por vocação e administrador de empresas por formação - apesar da escolha do curso parecer inusitada (e, é) - ajudou a nortear e respaldar o caminho que sigo hoje em dia.
Na área profissional já fiz estágio em Associação Comercial, incubei empresa na faculdade, trabalhei em agência, em gráfica, abri minha própria agência e por fim associei-me a um amigo.
Você começou a desenhar com quantos anos? E como foi o seu processo de aprendizado?
Acho que não teve um start oficial, desde que me conheço por gente sou adepto dos rabiscos.
Meu processo de aprendizado foi de observação e prática. Pra não dizer que sou totalmente autodidata, minha mãe percebendo meu gosto por arte me matriculou em aulas de pintura a óleo com 7 anos de idade.
![Estampa "Companhias", primeiro print do Ike]()
Estampa "Companhias" de 2008, primeiro print do Ike
Quando o Camiseteria entrou na sua vida? Conte-nos um pouco sobre a nossa história
juntos.
Eu já trabalhava em uma agência e curtia fazer uns vetores, era quase uma terapia pra mim brincar com todos aqueles nós e curvas e ver o resultado final limpo que geravam. Era demais!
Foi aí que meu amigo (Júlio, o mesmo que me associei tempo depois) falou do site, disse que era bacana e talz. Fiquei curioso logo de cara.
Comecei a entrar quase diariamente e perceber como o pessoal era foda! Passava longe a ideia de um dia fazer parte daquele seleto grupo de “designers aprovados”, aquele selo era coisa demais para um mero mortal como eu almejar, tinha uma aura especial.
O tempo passou e resolvi mandar a primeira estampa, mandei outra e mais uma... Só o fato do trabalho entrar para votação já era uma vitória! E quando tinha comentário de designer fodão então? Vish.
Mandei vários trabalhos até receber o primeiro “adivinha” (email de trabalho aprovado), quase reuni a família pra mostrar. Hahahahah (acho que o pessoal da época vai entender melhor)!
Tinha também o Blogbox, que fazia o papel da rede social na época, com a diferença que o pessoal falava (quase) a mesma língua. Ficava lá por horas só vendo referências, trabalhos novos, bobeiras, enfim, uma comunidade bem bacana com tudo que tem direito!
Fiz vários amigos que considero muito e carrego até hoje =)
Saudosismo a parte, com tudo aquilo que aprendi e evolui no Camiseteria, percebi que poderia explorar novas oportunidades e aplicar esta experiência em âmbito profissional também. Saí da agência e fui trilhar meu próprio caminho.
![Época boa, todo mundo se conhecia no Blogbox!]()
Bons tempos de Blogbox! Aonde a galera toda se conhecia, buscava referências e se zoava... rs
Como é o seu processo de criação? Existe algum ritual? O que você costuma usar no seu trabalho?
Não tenho um hábito firmado em relação a criação. Varia muito.
Como hoje em dia tenho me dedicado mais a trabalhos em 3D, meu ritual envolve “ficar incomodado em estar esquecendo ou desaprendendo algo em vetor / bitmap”.
Sou meio inquieto em relação aos processos, me irrita ficar utilizando uma só técnica pra criação, mas posso dizer que as ocasiões que consigo dar mais vazão a criatividade são as que consigo mesclar mais técnicas num único projeto.
Ike ainda nos enviou um vídeo com uma ilustração dele em vetor, passo a passo. FODA!!! Confere aí...
O que você tem escutado enquanto trabalha?
Ultimamente rádios e podcasts, nada específico. Mas sempre tem que ter um barulho, o silêncio me incomoda.
Qual foi o último livro que leu? Algum livro de design para indicar?
Vale tutorais? Hahaha
Li o “Poder da Arte” – Simon Schama.
![Poder da Arte, de Simon Schama]()
Poder da Arte, de Simon Schama. Só clicar pra saber mais! ;)
Quais ou quem são as suas referências? Você tem alguma inspiração diferente?
Tenho muitas referências, desde amigos a ilustradores consagrados. Como cresci em meio a quadrinhos posso citar alguns títulos que ajudaram a formar meu estilo: DC e Marvel em geral, Wood & Stock, Turma da Mônica, Recruta Zero, O Menino Maluquinho, Asterix e tantos outros. Em relação a artistas específicos gosto do estilo de Caravaggio (um clássico, claro),Alex Ross, Benicio, Greg Capullo, Frank Frazetta, Joe Madureira, etc.
![DC e Marvel, a eterna batalha em nossos corações]()
Pois é Ike, também somos fãs da eterna batalha entre DC e Marvel nos nossos corações...
Como você definiria o seu estilo? E como você chegou até ele? Algumas referências para indicar?
Gosto de navegar por diferentes estilos. Na maioria das vezes sou adepto de conceitos com pitadas de humor e visualmente falando, da ilustração com alto contraste. Acho que é inspiração tirada das HQs, carrego muito disso comigo.
Pra começar beeem no começo recomendo dar uma conferida na obra de Caravaggio e seu estilo barroco. E de preferencia ficar se martirizando todo o momento ao lembrar que o cara fazia isso tudo sem PS e afins.
![Caravaggio]()
Caravaggio, pintor italiano, vida breve e obra imortal
Ike, você tem 22 estampas aprovadas no Camiseteria, algumas delas estão no catálogo até hoje. Pode contar pra gente qual é o segredo pra fazer uma estampa de sucesso?
Hahaha, acho que não tem segredo. Eu sempre fiz o que gostaria de usar e por coincidência, alguns têm o mesmo gosto que eu. =)
!["That's All", estampa CLÁSSICA do Ike Motta]()
"That's All", estampa CLÁSSICA do Ike Motta. Solicitem o reprint! ;)
Qual foi o melhor conselho que você já recebeu na vida e qual é o conselho que você dá aos novos designers?
“Tenha paciência e pratique. Muito.”
Acho isso imprescindível, só fui melhorar meu trabalho quando aprendi a ter paciência e analisar cada projeto não uma, mas várias vezes. A pressa ao fazer algo pode ser comprometedora para o resultado final.
Recomendo que faça o trabalho, espere um tempo, volte e olhe novamente com um olhar não tão viciado de quem já está há horas compenetrado no mesmo. Certamente vão aparecer coisas que haviam passado despercebidas e isso sim vai ajudar a refinar o projeto.
![O "batima", de Ike Motta]()
O "Batima" de Ike Motta. Certamente uma arte que foi revizada muitas vezes... =)
Alguma outra coisa a acrescentar? Sinta-se à vontade!
Quero agradecer o espaço e dizer que muito da bagagem que carrego hoje devo ao Camiseteria. Não só como ilustrador e designer mas como pessoa também.
Espero que novos designers, ao chegarem aqui, possam ter esta experiência também, que sem dúvidas, é edificante.
Valeu! =D
Valeu Ike!!! Nós é que agradecemos por todo esse carinho, reconhecimento e amizade! São anos de muita estampa boa e a gente espera que mesmo após 9 anos de parceria, continuemos velhinhos, bobos e alegres com as suas estampas por aqui (mesmo que a vida e o tempo atrapalhem a criação, rs). Parabéns pelo trabalho, profissionalismo e muito obrigado por tudo! o/
É isso, pessoal! Se você tinha alguma dúvida sobre como se tornar um designer aprovado e fazer estampas de sucesso, aqui temos boas dicas pra você começar AGORA MESMO a produzir! Aproveita que temos CONCURSO EXTRA! no ar, hein!
É o Concurso Camiseteria Extra! Games - Round 1! Clica aí no link pra saber mais e enviar a sua estampa! o/
Aguardamos a sua também, Ike! ;)
![Aplausos pro Ike, galera!]()
Abraços!